quinta-feira, 12 de março de 2009

PAIXÃO, AMIZADE E AMOR (POETRIX)







A Paixão é fera selvagem;
A Amizade é partir de mão dada;
O Amor é uma fera amansada!

Zé Ernesto Gaia

2 comentários:

José Ramos disse...

"The Taming of the Shrew"

SINOPSE
Elizabeth Taylor e Richard Burton fazem faísca e divertem como Katharina e Petruchio na história de William Shakespeare que mostra o chauvinismo dos homens e o movimento de libertação das mulheres no Século XVI. Petruchio, um galã de Verona que luta contra a pobreza, viaja para Padua em busca de uma mulher rica. Aí, ele encontra a feroz Katharina, uma mulher independente que conduz Petruchio numa perseguição, enquanto ele foge às tentativas dela para evitar o casamento. A sua lua de mel transforma-se numa hilariante batalha de força de vontade e insultos com Kate tão determinada a manter a sua independência, como Petruchio está determinado a "domá-la". Quando o batalhador casal regressa a Padua, Kate ajuda Petruchio a ganhar uma aposta que ele tem a mulher mais obidiente. Mas na realidade, a rebelde Kate encontrou uma maneira mais eficiente de dominar o seu par.

A FERA AMANSADA

No seguimento do sucesso atingido com as últimas produções 'A Flauta Mágica' e 'O Barbeiro de Sevilha', o TIL decidiu para a época de 2008/2009 adaptar e levar à cena uma das mais brilhantes comédias de William Shakespeare The Taming of the Shrew, (A Fera Amansada).

'A Fera Amansada' é uma bela comédia de costumes, repleta de movimento e alegria. A peça foi adaptada de uma antiga comédia de autor desconhecido e conta a história da irreverente Catarina e do seu pretendente Petruchio, um fidalgo de Verona.

Nesta versão, musicada com lindíssimos temas de Sir Arthur Sullivan e Giuseppe Verdi, e pensada para um público infanto-juvenil, o TIL, seguindo a linha estética dos espectáculos anteriores, pretende dar a conhecer o teatro de Shakespeare, o seu tempo e o seu estilo, quer pelo visual, quer pela linguagem utilizada.

Neste novo e fantasioso espectáculo, é o próprio Shakespeare que vai estar no Teatro Armando Cortez para contar e representar a sua comédia, juntamente com os actores que vão interpretar as divertidas personagens por si criadas em 'A Fera Amansada', que também se poderia chamar A Magia do Amor, já que conta uma história onde, para além de estar presente a importância de valores morais, Shakespeare pretende mostrar que 'é sempre mais fácil obter o que se deseja com um sorriso, do que com a ponta da espada'.

Será esta a sua principal mensagem, aparentemente simples, mas actual e sempre oportuna – o ensinamento de que a melhor forma de se chegar ao coração de alguém é através do amor… com magia!



Baptista é um muito nobre e rico viúvo, que vive em Pádua com as suas duas bonitas filhas: Catarina e Bianca. Bianca é obediente, dócil e terna, mas a sua irmã Catarina é o oposto, e o seu temperamento rebelde é conhecido de todos os habitantes de Pádua, que sempre se referem a ela como Catarina, a Fera.

O nobre Baptista era muito censurado por não aceitar as muitas e excelentes propostas de casamento que eram feitas a Bianca, a sua filha mais nova; mas a todos os pretendentes ele respondia que só teriam a mão da filha mais nova depois de ver casada a filha mais velha, Catarina. Até que certo dia, um fidalgo chamado Petruchio chega a Pádua com a intenção de procurar esposa.

Nada desencorajado com o que ouve sobre o temperamento de Catarina e sabendo que além de rica ela é muito bonita, decide que há-de transformá-la, conquistar-lhe o coração e torná-la sua esposa.

Espirituoso, perspicaz, amigo de folgar e dotado de um apurado discernimento Petruchio consegue, através de um ardiloso e divertido plano, amansar o coração rebelde da bela Catarina.

Um bem-haja

Meg disse...

Que Importa?...
Eu era a desdenhosa, a indif'rente.
Nunca sentira em mim o coração
Bater em violências de paixão
Como bate no peito à outra gente.

Agora, olhas-me tu altivamente,
Sem sombra de Desejo ou de emoção,
Enquanto a asa loira da ilusão
Dentro em mim se desdobra a um sol nascente.

Minh'alma, a pedra, transformou-se em fonte;
Como nascida em carinhoso monte
Toda ela é riso, e é frescura, e graça!

Nela refresca a boca um só instante...
Que importa?... Se o cansado viandante
Bebe em todas as fontes... quando passa?...

Florbela Espanca